Entre os dias 4 e 8 de novembro, o SENAI Paraíba promoveu a Semana da Inovação, com uma programação voltada à tecnologia e à ciência em suas unidades de João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e Sousa. Oficinas, talks, capacitações e apresentações de projetos fizeram parte do evento, que culminou com o Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI), uma competição que incentiva alunos a desenvolverem soluções inovadoras com potencial de aplicação no mercado.
Na sexta-feira (8), foi realizado o encerramento do evento com apresentações de 10 projetos selecionados entre os 38 inscritos no estado. Esses projetos foram desenvolvidos por alunos do SENAI e consistem em protótipos e aplicativos que unem tecnologia e comodidade para resolver problemas reais da indústria brasileira.
O projeto “Patas Felizes 3D” conquistou o primeiro lugar com uma proposta diferenciada: uma cadeira de rodas ajustável para animais de estimação com deficiência. O orientador Carlos Alberto explica que a ideia do projeto “é que essa cadeira acompanhe o crescimento do pet, com peças ajustáveis e personalizadas, permitindo que o tutor também participe do processo, sugerindo cores, formatos e adereços, como um aerofólio, para deixar o equipamento único".
Ítalo Jaiel, integrante da equipe que desenvolveu o projeto vencedor, comentou sobre o aprendizado proporcionado pelo desafio: "Participar do Desafio SENAI de Projetos Integradores e agora seguir para a próxima fase é muito gratificante. É um aprendizado contínuo, porque estamos sempre aprimorando o projeto e nos preparando para os próximos desafios”, pontuou o jovem, que é estudante de eletromecânica no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande.
O segundo lugar ficou com o projeto "Cadeira Tecnológica para Assentos Pré-Reservados", que oferece maior acessibilidade em ambientes de espera, e o terceiro lugar com o "Irriga Control", um sistema de controle inteligente para irrigação agrícola, ambos os projetos desenvolvidos por alunos do Centro de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial de Campina Grande.
O gerente de Educação do SENAI Paraíba, Klércio Lima, destacou que a Semana da Inovação é uma ação essencial para a formação dos alunos e para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região. “Dentro dessa iniciativa, nossos alunos tiveram a oportunidade de apresentar soluções que agora irão representar a Paraíba na etapa nacional, reforçando a capacidade do SENAI de formar talentos que atendem às necessidades da indústria.”
Tayze Araújo, interlocutora regional da Saga SENAI de Inovação, também enfatizou a abrangência do evento. “Distribuímos a programação do litoral ao sertão, com atividades nas unidades do SENAI por toda a Paraíba. Hoje, encerramos com a defesa dos melhores projetos para uma banca de especialistas, e os melhores colocados avançam para a fase nacional", disse.
Para o empresário e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Neto Porto, iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento industrial. “A indústria paraibana enxerga esses projetos como de extrema importância. Apoiar e impulsionar essas ideias é como respirar o futuro, pois temos a obrigação de incentivar e tornar realidade essas inovações”, pontuou o empresário.
A Semana da Inovação do SENAI Paraíba mais uma vez reforçou o compromisso da instituição com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado, unindo conhecimento técnico e criatividade para transformar ideias em soluções práticas.
Texto/Colaboração | Igor Batista